NOTÍCIAS

Biosseguridade é, e sempre será, o certificado básico para a qualidade

  • 26.09.2018

...

A biosseguridade tem por objetivo a proteção das aves, impedindo a exposição a agentes infecciosos como vírus, bactérias, fungos, protozoários e parasitas. O programa de biosseguridade da Gramado Avicultura consiste em um conjunto de medidas sanitárias, que evitam a entrada e propagação de doenças no plantel. Estes cuidados garantem a saúde do criadouro, permitindo que expressem o seu máximo potencial genético e desta forma garantindo a segurança alimentar do consumidor.

O programa de Biosseguridade deve ser seguido desde o início do desenvolvimento do negócio. Tendo em vista essa preocupação, a Gramado buscou locais no interior para instalar suas unidades, como forma de proteger-se com barreiras naturais. Além de levar em consideração a localização, é necessário verificar quais atividades circundam a granja. E ainda, identificar o fluxo das vias de acesso, que deve ser bastante reduzido, pois este pode ser um fator decisivo no quesito status sanitário.

Outro fator importante é garantir que as aves que serão alojadas na Granja ou no Incubatório estejam livres de patógenos. Essa é uma preocupação constante, por isso a Gramado trabalha com fornecedores de extrema qualidade, as reconhecidas Embrapa e Sasso, segue o mesmo padrão em suas unidades e busca repassar para seus clientes. Esse cuidado é uma constante na rotina da empresa, todas as Granjas são registradas e certificadas pelo Ministério da Agricultura. Dessa forma, as aves comercializadas são, obrigatoriamente, acompanhadas de GTA (Guia de Trânsito Animal), Certificação Sanitária e Nota Fiscal, conforme a legislação, garantindo assim, máxima qualidade dos produtos.

Existem diversos planos de Biosseguridade, cada empresa pode construir e seguir o programa que melhor se adapta a sua realizada. Não deve ser estático, mas deve ser capaz de ser remoldado conforme as necessidades e às situações que podem vir a acontecer. Porém deve estar constituído basicamente das etapas demonstradas na imagem acima:

A conscientização é a base de um Programa de Biosseguridade efetivo. Todas as pessoas que estão em contato com as unidades devem ter o conhecimento e a responsabilidade de manter e seguir as regras do Programa.

Embora constantemente ignorados, alguns ditados populares de nosso dia a dia, são portadores de enorme sabedoria e podem ser utilizadas diretamente com referência à Biosseguridade e Saúde Animal na indústria avícola. São elas:

√ Vale mais a pena (e é sempre muitíssimo mais barato) prevenir do que remediar!

√ Seguro morreu de Velho!

√ Mais é menos!

√ Todo cuidado é pouco!

O maior objetivo da Biosseguridade é viabilizar uma produção avícola rentável e de alta qualidade, protegendo tanto a saúde animal quanto a segurança alimentar do consumidor.

Exija sempre a certificação dos produtos!


 

  • Fonte: Equipe Técnica Gramado Avicultura

ÚLTIMAS NOTÍCIAS