NOTÍCIAS

Galinhas contribuem para a sustentabilidade na propriedade rural

  • 09.03.2016

...

            As galinhas são a novidade da propriedade sustentável que fica no espaço da Emater/RS-Ascar, no Parque da Expodireto Cotrijal. Elas integram junto, com o pomar e uma pequena lavoura, a proposta de demonstrar, na prática, uma alimentação de qualidade com o aproveitamento máximo do que se tem na propriedade e a entrada mínima de insumos de fora. 
           Segundo a agrônoma do escritório municipal da Emater/RS-Ascar de Ibirubá, Maria Dorigon, as galinhas estão aqui na Expodireto para mostrar aos agricultores que elas, integradas com o pomar, podem comer as frutas que caem e se alimentarem, ao mesmo tempo que deixam o adubo orgânico.
           No pomar estão plantados caqui, laranja, pêssego, banana e noz-pecã, enquanto na lavoura estão cultivadas mandioca, batata-doce, milho e feijão a partir de sementes crioulas que foram resgatadas. O foco é que as pessoas tenham em casa carne, ovos e hortigranjeiros e, consequentemente, qualidade no sustento familiar, ressalta a extensionista rural social da Emater/RS-Ascar de Coqueiros do Sul, Joana Souza Caetano.
           A propriedade sustentável tem ainda uma casa, onde a ideia é que sejam aproveitados materiais disponíveis na propriedade para sua confecção, por isto, inclusive, a casa foi feita em madeira e os móveis de palete. 

  • Fonte: EMATER-RS (http://www.agrolink.com.br)

ÚLTIMAS NOTÍCIAS