NOTÍCIAS

Projeções do agronegócio para o período 2014/2024

  • 18.12.2014

...

Mesmo com um crescimento projetado aquém do registrado na última década, o agronegócio brasileiro seguirá com desempenho superior ao restante do mundo em relação às exportações e deve aumentar sua participação no mercado mundial em diversas culturas nos próximos dez anos.
 
A avaliação é da equipe do Departamento de Agronegócio (Deagro) da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp), responsável pela elaboração do Outlook 2024, que reúne diagnósticos e projeções para o setor na próxima década. 
 
No que se refere à carne de frango, segundo o relatório o setor deve apresentar um crescimento médio anual de 2,2% na produção, saindo de 12,3 milhões em 2013 para 15,7 milhões de toneladas em 2024, adicionando, portanto, 3,4 milhões de toneladas.
 
Ainda segundo o relatório da FIESP, o mercado interno deve registrar uma redução no ritmo de crescimento do consumo nos próximos anos, uma vez que os ganhos de renda observados no passado não devem se repetir no médio prazo. Entretanto, seguirá absorvendo o equivalente a 70% do volume total ofertado no País, enquanto os 30% restantes serão exportados. Com isso, o consumo per capita anual de carne de frango, que já é um dos maiores do mundo, com atuais 45 kg, deverá chegar a 50 kg no fim do período projetado.
 
O estudo lança um alerta em relação ao desempenho da economia brasileira: como o mercado doméstico é o vetor de crescimento para grande parte do agronegócio, em especial as proteínas animais, como o leite, ovos e as carnes, a retomada da confiança e o crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) passam a ser fundamentais para assegurar o bom desempenho do setor.
 
 
Para visualizar o relatório completo, clique aqui...
 
 
 

  • Fonte: Outlook Fiesp 2024: projeções para o agronegócio brasileiro

ÚLTIMAS NOTÍCIAS