NOTÍCIAS

A agricultura orgânica no Brasil

  • 18.10.2014

...

       Publicado recentemente, o levantamento da Research Institut of Organic Agriculture (FiBL) e International Federation of Organic Agriculture Movements (IFOAM), aponta o Brasil entre os países emergentes quanto a agricultura orgânica.
       O Brasil ocupa uma posição de destaque no cenário mundial, mesmo o cultivo orgânico representando apenas 0,27% das suas terras agriculturáveis. Os seus 0,71 milhões de hectares utilizados para culturas orgânicas, colocam o Brasil na 4ª posição dos países com maior extensão de terras voltadas para a agricultura orgânica na América Latina, e entre os 10 maiores do mundo. 
      Conforme publicado no estudo, o Brasil tem o maior mercado da região. De acordo com o IPD, o mercado orgânico brasileiro foi avaliado aproximadamente 750 milhões de dólares em 2012. O setor está se desenvolvendo de uma forma muito positiva, e o valor de 1 bilhão de dólares está previsto para o mercado interno em 2014. 
          Novas empresas  e produtos estão surgindo, e o mercado inovando e se tornando mais diversificado. De acordo com a FiBL e a IFOAM, o Brasil é um grande consumidor orgânico em um nível global, e se tornará um parceiro comercial estrategico importante nos próximos anos. 
       A pesquisa apontou ainda que 95% dos alimentos orgânicos no Brasil tem sido produzidos por pequenas e médias propriedades rurais e que 60% da receita tem sido gerada pelas exportações. O levantamento revelou ainda que no Brasil, mais de 12.000 unidades de produção estão certificadas.

  • Fonte: FiBL and IFOAM - The World Of Organic Agriculture (Statistics & Emerging Trends 2014)

ÚLTIMAS NOTÍCIAS