NOTÍCIAS

Embrapa e Gramado Avicultura Confirmam Parceria

  • 02.09.2010

            Embrapa Suínos e Aves (Concórdia/SC), empresa de pesquisa agropecuária vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), e a Gramado Avicultura vão assinar na Expointer 2010 um acordo para o desenvolvimento de linhas comerciais de aves de postura. O contrato será assinado neste dia 2 de setembro, às 17h30, na Casa da Tecnologia, organizada pelo MAPA e Embrapa dentro da Expointer.

            A partir de agora, a Gramado Avicultura colocará à disposição de produtores de todo o Brasil as aves desenvolvidas nos últimos anos pela Embrapa por meio do seu programa de melhoramento genético. Entre os produtos que a parceria oferecerá ao mercado estão a poedeira Embrapa 031 e a poedeira colonial Embrapa 051. A Embrapa Suínos e Aves atua no melhoramento genético de aves desde o final dos anos 80.

            "Nosso objetivo foi sempre oferecer à avicultura brasileira uma opção às linhagens comerciais já estabelecidas. O acordo com a Gramado Avicultura é mais um passo neste sentido. Agora, teremos ainda mais estrutura de vendas para oferecer aos interessados em adquirir essas duas poedeiras", explicou o chefe geral da Embrapa Suínos e Aves, Dirceu Talamini.

            De acordo com a Gramado Avicultura, o maior interesse inicial deverá recair sobre a poedeira 051. A galinha oferece uma produção bem superior às aves coloniais rústicas. Uma galinha colonial comum produz cerca de 80 ovos a cada ciclo. Já a Embrapa 051 atinge de 280 a 300 ovos. Outra característica da poedeira é que ela também é uma galinha híbrida, considerada de duplo propósito, isto é, com capacidade para produção de ovos pelas fêmeas e de carne pelos machos (abatidos com 120 dias).

            A poedeira se destina a criações semi-confinadas, mas é indicada ainda produtores interessados em investir em produções agroecológicas. Apesar de apresentar características coloniais, ela preserva todas as vantagens da avicultura comercial, como o controle sanitário e a garantia de qualidade do produto oferecido ao consumidor.

  • Fonte: Embrapa Suínos e Aves

ÚLTIMAS NOTÍCIAS